A Comunidade em Cristo Rei tem novo Pároco

Por um período de seis anos, foi investido como administrador paroquial (pároco) na noite desta quinta-feira (22 de abril de 2021), o Pe. José Acrizio Vale Sales, SJ.

A Ação de Graças foi presidida pelo bispo auxiliar de Fortaleza Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos e concelebrada por Pe. Silvio Lima (Vigário na paróquia Nossa Senhora da Palma, de Baturité-CE e assessor da Pascom naquela região episcopal) e os jesuítas: Pe. Pedro Campos, SJ; Pe. Jacques Trudel, SJ; e o Diácono Marcos Venturini, SJ que foi encarregado de ler a Provisão emanada pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza Dom José Antônio Marques Tosi. Dom Valdemir, antes da posse, lembrou que a efeméride de hoje é a de Nossa Senhora Mãe da Companhia de Jesus.

Pe. Acrizio, SJ – após o recebimento e escuta da Provisão e da investidura - fez seu juramento e a sua profissão de fé através do Símbolo Niceno-constantinopolitano e assinou o documento de posse.

“Quando a palavra de Deus é anunciada, guiada pelo Espirito Santo ela toca o coração das pessoas”, lembrou Dom Valdemir em sua homilia comentando a primeira leitura proclamada na Liturgia da Palavra, enfatizando que a Palavra de Deus não pode ser instrumentalizada e usada no serviço na Igreja em benefício próprio e que junto a outras pessoas gera bons frutos.

Também esteve presente o Pe. Heriberto Hammes, SJ. Ao final foi lida, pelo pároco Pe. Acrizio, SJ, o Uso de Ordem do Diácono Marcos Venturinni, SJ anteriormente apresentado documentalmente pelo Pe. Mieczyslaw  Smyda, SJ (superior provincial no Brasil) e acolhido na Arquidiocese de Fortaleza na função diaconal. O mesmo será ordenado sacerdote em 14 de agosto em sua terra natal (Iconha-ES). O novo pároco, em sua palavra ao final da missa, traçou um rápido histórico de sua chegada à paróquia de Cristo Rei, após o término do mandato na Casa de Retiro em Baturité-CE, em comunicação, desde agosto do ano passado e que seria direcionado a Teresina-PI, que após discernimento, em outubro, foi confirmada ao superior. Mas em dezembro foi indicado para um serviço mais urgente e necessário no estado de Roraima  (trabalho com refugiados e indígenas), mas em janeiro recebeu outro telefonema e direcionou a outra missão, à Paróquia de Cristo Rei. Embora estranhando, sob a obediência, própria de sua experiência, deu o seu sim nesta etapa de sua vida. Continuou na casa de Retiro em Baturité, aguardando o substituto, em 11 de fevereiro recebeu o direcionamento do provincial. Em 19 de março (São José), recebeu a confirmação com pontos que deve ter presente para dar continuidade ao desenvolvimento da paróquia. Chegou na paróquia em 25 de março (N. Senhora da Anunciação) e tomou posse neste 22 de abril (N. Senhora Mãe da Companhia de Jesus). Nesta mesma data, há 31 anos, lembrou que fez os votos definitivos na Companhia de Jesus. Disse contar com os que apoiam o serviço pastoral nesta paróquia.

Por conta das restrições da pandemia, os fiéis acompanharam a missa através do Canal de YouTube TV Cristo Rei Canal 90.