Primeiro encontro dos Núcleos Inacianos Brasil

Primeiro encontro dos Núcleos Inacianos Brasil.

No dia 16/10/2020, aconteceu, de forma remota, o primeiro encontro dos Núcleos Inacianos Brasil, sob a coordenação do Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio Lima. O momento foi mais um passo na caminhada, que se iniciou com a criação do Blog dos Núcleos Inacianos, em 2016, a partir do sonho plantado por Deus no coração do querido e saudoso Pe. Iglesias, SJ, e de algumas leigas que também partilhavam desse sonho e já colaboravam com o Projeto “Retiros Missionários”.

Participaram dessa experiência os seguintes Núcleos Inacianos: NI Campinas, NI Feira de Santana, NI Fortaleza, NI Governador Valadares, NI Indaiatuba, NI Itu, NI Juiz de Fora, NI Londrina, NI Pelotas, NI Santos, NI São Paulo, NI Sorocaba e NI Viçosa.

Cada grupo pôde expressar as dificuldades, necessidades formativas, conquistas e esperanças na condução de um Núcleo Inaciano; por conseguinte, foi possível compreender o quanto os desafios são semelhantes, apesar de os grupos estarem situados em vários pontos do Brasil. Além disso, muitos partilharam que a união é o chamado para serem semeadores dessa espiritualidade profunda e atual em todos os locais de atuação.

Como seguidores da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, na qualidade de leigos, também almejam tomar como suas as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus, 2019-2029, indicadas pelo Pe. Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus:

1ª) Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento.
2ª) Caminhar junto aos pobres, os descartados do mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça.
3ª) Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança.
4ª) Colaborar com o cuidado da Casa Comum.

Ao final, os/as participantes do primeiro encontro dos Núcleos Inacianos Brasil agradeceram e rezaram para seguirem firmes no projeto de Deus por meio dos Exercícios Espirituais:

"Carregamos um tesouro em vaso de barro! Que sigamos firmes e esperançosos nessa nossa atividade de mostrar o caminho de Deus por meio dos Exercícios Espirituais. E que a primeira preferência apostólica nos mantenha no caminho de Jesus e aumente a nossa adesão ao Seu projeto, tornando natural o nosso engajamento às outras preferências citadas."