Dimensão Social

PASTORAL DO MIGRANTE

O Serviço Pastoral dos Migrantes é uma das ações da Igreja no mundo. É uma ação específica da Igreja a serviço das pessoas que migram e necessitam de acolhida. Tem como centralidade a pessoa do migrante e a defesa de seus direitos, independente de raça, credo, cultura, gênero. Sua ação, como Igreja, se fundamenta nas palavras de Papa Francisco, que convoca a todos a promover a cultura do encontro e a articular-se à volta de quatro verbos fundados sobre os princípios da doutrina da Igreja: acolher, proteger, integrar e promover.

Tem por missão: “Construir processos organizativos, defender os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, religiosos e ambientais, sendo presença inculturada e profética no enfrentamento da migração forçada. Este serviço se realiza através da FIA – Formação, Incidência e Articulação.”