O R A Ç Ã O PDF Imprimir E-mail
Postado por Paróquia Cristo Rei   
Seg, 02 de Julho de 2012 23:37

Da reza a Oração Inaciana

Apresentação

Muitas vezes falamos para nós mesmos:

"Preciso rezar, porque tenho necessidade de rezar".
"Quero mas não sei como rezar".
"Quero rezar, mas não tenho tempo para rezar".
"Quero rezar mas a oração me aborrece e me falta ânimo".


Desde sempre o homem busca a Deus, sentido-se tocado por Ele e conscientizando-se de que Deus se mostra como pessoa possível de se relacionar. Procuramos Deus e queremos encontra-lo, para que lhe pedir algo. Tentamos rezar, rezamos, mas nossa oração é difícil e seus resultados parecem incertos.

Quando estabelecemos relações com os outros escolhemos o meio de comunicação que nos permita expressar nossas idéias e sentimentos mais profundos.

O modo próprio de comunicação com Deus é a Oração.

Os nossos esforços humanos são muitas vezes pequenas preces que ao nosso olhar não atingem a Deus, distante e invisível.

Ficamos desanimados perante pedidos sem respostas diante de um Deus silencioso que não atinge o nosso coração endurecido.

Esses insucessos ocorrem por não observarmos primeiramente a nossa crença de que é Deus quem desde sempre "nos procura" antes de nós o procurarmos, que é Ele, quem suplica a nós antes de nós suplicarmos a Ele, que é Ele quem nos pede que o escutemos antes de nós mesmos o pedirmos.

Deus amou de tal forma o mundo que enviou seu Filho para o meio de nós. Jesus veio viver conosco e assim permanecer até o fim do mundo. Logo Ele nos acompanha, solicita-nos sem cessar, para que estejamos sempre com Ele e com o seu Espírito de Amor.

E nós, muitas vezes, de olhos fechados, o procuramos no céu, ou na efervescência dos nossos sentimentos e das nossas emoções. E agindo assim, deixamos de percebe-lo bem ao nosso lado, no dia a dia das nossas vidas.

Portanto a nossa oração é sempre um diálogo, um encontro, é comunicação de coração a coração. Entre um Pai que nos conhece e nos ama inteiramente e um Filho que espera tudo de seu Pai.

Jesus veio nos ensinar a crer nesta relação de total intimidade. Mostrou-nos seu Pai e convidou-nos a uma relação filial com Ele, uma relação de amor que esta calcada em três patamares: confiança, sinceridade e dedicação.

Nossa oração portanto permite-nos alimentar esta relação que está fundamentada na Fé, na Esperança e no Amor.

Logo é necessário fazer com que a nossa vida seja uma oração e a cada passo possamos ter um olhar contemplativo onde se possa perceber que Deus estará conosco em tudo o que fizermos.

Cada um de nós tem seu jeito de conversar com Deus. Só através do cotidiano, da prática desse diálogo é que podemos descobrir a melhor forma de nos comunicar com Deus.

Agora, já que desconstruímos o significado da linguagem popular que define "reza", como preces recitadas, vamos avançar para a experiência maior que vem da "Oração Inaciana".

Esta é a maneira de rezar, onde cada um, na prática orientada da oração, experimenta o encontro com Deus. Assim, todos tem a oportunidade de aprender a encontrar Deus em todas as coisas e a responder aos seus apelos em nosso cotidiano.

Definição dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio (Exerc. Esp. 1)

Por este nome, Exercícios Espirituais, entende-se toda a maneira de examinar a consciência, de meditar, de contemplar, de orar vocal ou mentalmente, e, outras operações espirituais. Porque, assim como passear, caminhar e correr são exercícios para o corpo, da mesma maneira todo o modo de preparar a alma para tirar de si todas as afeições desordenadas, e depois de tiradas, buscar e achar vontade divina na na disposição da sua vida para salvação da alma, chamam-se Exercícios Espirituais.

Oração de Santo Inácio

Tomai Senhor e recebei
Toda minha liberdade a minha memória, a minha inteligência e toda a minha vontade
Tudo o quanto tenho e possuo
Vós me destes, a Vós, Senhor, o restituo tudo é vosso.
Disponde de tudo inteiramente segundo a Vossa vontade
Daí-me o Vosso amor e a Vossa graça isto me basta (Exerc. Esp. 234)

Agora que você já conhece as bases da Oração Inaciana, passamos a seguir um resumo de como você poderá iniciar-se nesta metodologia de orar.

A partir deste ponto, você encontrará os passos da Oração Inaciana, podendo também experimentar, a seu modo, esse encontro. Aproveite e não se esqueça da máxima inaciana que nos cabe lembrar de que: "não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente." (Inácio de Loyola)

Orientações Gerais

1. Para começar
Inicie invocando a santíssima trindade: Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.

2. Situar-se
Colocar-se na presença de Deus é disposição fundamental para a oração. Pare por um momento e tome consciência da presença de Deus na própria vida e no mundo a sua volta.

3. Reflexão
É a matéria da oração propriamente dita. Tome o texto proposto. Leia-o tranquilamente, procurando compreender bem o seu significado. Procure estabelecer relações com a vida, abrindo horizontes.

4. Contemplação
É o momento pessoal de mais intimidade com Deus, quando se passa do nível racional para o nível mais profundo das sensações. Contemplação é deixar que os mistérios da vida de Cristo nos comovam, toquem, desprendam nossa afetividade interna e penetrem em nossos corações. O Espírito Santo, que está presente nas Escrituras e em nossas vidas, nos revela e atualiza os mistérios nas circunstâncias da nossa vida. O conhecimento que brota desta contemplação é interno, profundo e integrador.

5. Oração Final
A partir do que mais lhe tocou no momento anterior, dialogue com Deus como um amigo. Fale de suas dificuldades, suas conquistas, suas necessidades e de seus desafios. Ouça o que ele tem a lhe dizer. Ao terminar, agradeça a Deus pelo momento em que esteve em oração e por tudo o que ele lhe revelou. Não termine a oração apressadamente, reze um Pai-Nosso ou outra oração espontânea.
Oportunidades de Aprofundamento da Oração Inaciana

Depois de Ter feito essa experiência de oração você poderá seguir aprofundando-se nos exercícios espirituais de Santo Inácio utilizando o roteiro preparado diariamente para você no site: www.lugarsagrado.com

Caso você queira conversar com outras pessoas que também fazem uso dos Exercícios Espirituais faça contato através dos sites:

1) www.cvx.org.br
2) www.redeinaciana.com.br
Última atualização em Qui, 16 de Abril de 2015 16:56